Dicas Bem Bacana

Você já começou a pensar em deixar sua casa pronta para receber o outono?

Com esse friozinho chegando… dá uma vontade louca de voltar para o aconchego de casa!

Quer entrar no clima? Nada mais oportuno que repaginar! Com apenas alguns retoques de grandes efeitos, você pode transformar toda atmosfera da estação dentro de casa. Uma manta debruçada na poltrona, almofadas em tons terrosos, pisar num tapete fofinho, vasos de plantas frondosas, velas e lanternas aqui e acolá… e lógico, finalizando com o maior capricho: flores, folhas e flores… vasos e vasinhos com flores!

– Ah, quero chegar logo em casa!!!

O equinócio de outono no Brasil, acontece entre os dias 20 e 21 de março. Portanto, o outono é a estação do ano que representa a transição do verão para o inverno. O término oficial dessa estação, ocorre entre 20 e 21 de junho.

Ciclos da natureza

Assim como todas as estações do ano, o outono também tem suas belezas! É um clima com chuvas repentinas, deixando a temperatura mais amena.

As folhas verdes vão perdendo sua clorofila e outros pigmentos vão surgindo, é a química de transformação. Surge então um verdadeiro leque de cores quentes, classificadas como paleta de outono, em tons amarelos e castanhos que juntam tons de laranja, vermelho e roxo.

Portanto os tons terrosos estão diretamente conectados nesse clima: marrom, verde musgo, amarelo, mostarda, vermelho terracota, laranja, damasco, rosa queimado… além dos neutros atemporais.

Tudo se transforma dentro de um equilíbrio natural! Árvores perdem suas folhas, para adubar a superfície do solo das plantas vizinhas. Essas folhas secas são ricas em carbono próprias para compostagem. É hora de diminuir as regas, pois as flores entram em dormência nessa estação, para garantir a próxima floração.

E vamos falar de flores!

Ao entrar numa casa, a primeira coisa que o seu olhar é atraído, são pelas flores. Essa energia sensorial automaticamente fascina. Nesta casa tem amor!

Contamos com belíssimas flores nesta estação. Sejam plantadas em vaso ou em forma de arranjos, considero fundamental tê-las em casa, haja vista que não passo sem elas!

A seguir, destaco algumas espécies, mas uma regrinha geral deve-se sempre ser prioridade: diminuir regas nesta estação e/ou testar a terra/substrato com o polegar para só aguar se for necessário.

Orquídea

A queridíssima Orquídea é destaque sempre. Recheada de espécies e cores, são nobres e fácil de cultivar, tem uma vida longa se for cuidada como merece.

Margarida

Flor campestre de beleza singela, traz toda simplicidade do jardim ao lar. Fica linda quando usada em maior quantidade sobre um mobiliário que se quer dar destaque. Suas cores, amarela e branca ornam com vasos de cores neutras, vibrantes e variadas estampas.

Dália 

Ao mesmo tempo é delicada e expressiva. Considero uma flor de visual marcante, com suas pétalas rebuscadas. Imagino ela enfeitando o centro de uma mesa, numa linda sopeira da minha avó!

Boca de Leão

De formato espigado, sua floração é densa na extremidade de sua longa haste. Compõe super bem como acabamento de arranjos menores, maiores e alongados.

Plantas secas estão em alta!!! (Mas eu não troco pelas naturais, tá!)

Flores, folhas, galhos e frutas secas realmente são lindas e muito versáteis. Também são uma excelente opção para hall de entrada! É uma grande solução para quem não tem espaço adequado para usar plantas naturais.

Super combinam com a estação e expressam muito bem as cores do outono! Aliás, muito legal mesmo, é pôr a mão na massa e aprender técnicas de secagem das plantas para aplicá-las na nossa própria colheita. Um arranjo orgânico autoral, com galhos e rodelas de laranjas secas caindo, é mais que especial!

Sugiro, antes de sair para comprar suas flores, ‘fotografe’ as cores, lugares, tipo de vasos que você quer usar nos ambientes.

Arranjos de flores (especialmente os naturais), ganham mais destaque quando elaboradas em vasos que agregam beleza. Remete uma estética sensorial harmoniosa. Num ambiente onde os tons terrosos se conectam diretamente com o clima desta estação e favorece as texturas naturais acolhedoras como madeira, palha, algodão, macramê, rede, cerâmica, couro… agora, vou me servir de um bom vinho para brindar a nossa brasilidade!

– Vou chegar logo em casa para me sentir abraçada!

—————————————————————————————

Texto Verônica Papaiz – VEFLOR ATELIÊ, parceira do Concierge Bem Bacana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *