Dicas Bem Bacana

Os 9 hábitos da pessoa organizada

Nem todo mundo nasce organizado, muita gente tem dificuldade em deixar as coisas arrumadas ou ter uma rotina semanal. Essas pessoas alegam que “não nasceram pra isso”.

Mas você sabia que organização se aprende? Portanto, mesmo quem se acha desorganizado, pode aprender novas formas de comportamento, criando hábitos e uma rotina mais organizada!

Organização pura e simples não existe, porque sozinha, ela não dura. O que existe é a mudança de hábito.

Abaixo separamos alguns hábitos para te ajudar a se tornar uma pessoa mais organizada.

1. Planeje tudo no dia anterior

Decisões corriqueiras precisam ser tomadas de noite, tais como escolher o café da manhã e a roupa que irá usar no dia seguinte. Desta forma, você não usa sua energia da manhã para decidir entre café ou chocolate quente e, caso acorde atrasado, já saberá qual roupa vestir.

2. Guarde objetos espalhados

Casa que tem vida, tem bagunça… mas quando as coisas não voltam para o lugar, aí que se torna um problema. Crie o hábito de voltar objetos espalhados aos seus devidos lugares todas os dias. Desta forma você vai começar o dia com a casa em ordem.

3. Monte um cardápio

Tire um dia da semana para organizar seu cardápio semanal, colocando no papel tudo o que mais gosta e quando pretende consumir. Além de controle sobre o que irá cozinhar no dia a dia, você ainda economiza na hora das compras.

4. Não deixe que a louça acumule

Não deixe que sua louça acumule. Para isso, tenha o hábito de esvaziar a máquina de lavar (e também o escorredor de pia) ao menos uma vez ao dia.

5. Faça uso da mágica do micro-ondas

Ao invés de colocar seu leite para esquentar e ficar surfando na internet, utilize estes minutos preciosos para fazer algum tipo de organização, como olhar a gaveta de utensílios ou tirar a louça da máquina.

6. Controle seus e-mails

Tenha o hábito de olhar e-mails em horários pré-estabelecidos e, para evitar passar muito tempo na internet, coloque um lembrete, um alarme para o momento de parar e começar uma outra atividade.

7. Go Digital

Evite pilhas de cartas optando por receber tudo por e-mail. Porém, quando receber tudo por e-mail, crie um sistema para selecionar o que é importante manter, o que precisa ser processado e o que deve ir direto para o lixo. Aproveite e cancele cadastros que não são de seu interesse.

8. Aposte em uma assistente virtual

Ative a agenda do celular para te ajudar a lembrar de seus compromissos ou compre uma assistente virtual. Desta forma, você não irá perder nenhuma atividade importante.

9. Pratique o desapego

Olhe tudo que está ao seu redor e se pergunte:

Eu uso? Eu amo? Eu preciso?

Excesso de coisas contribui para uma vida de estresse e de bagunça. Crie o hábito de se livrar de tudo aqui que não te serve e que você não usa, doe, ressignifique, venda, mas não acumule mais nada em sua vida.

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Texto Clarissa Aranha e Roberta Andrade – AO QUADRADO, parceira do Concierge Bem Bacana.

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