Estação do ano mudou? Veja dicas essenciais para organizar seu guarda-roupa ou closet de forma eficiente. Mantenha tudo organizado mesmo em espaços pequenos.
Como já escrevi em um artigo anterior aqui no blog, o desapego faz parte do processo de organização, por isso ao organizar o guarda-roupa ou o closet, comece pelas roupas que não estejam sendo usadas no momento.
Isto tem muito a ver com as estações do ano, você sabia? Então, como fazer? No verão, organize os itens de inverno e vice-versa, porque com a estação em curso, o desapego pode se tornar mais difícil.
Aproveite este momento também para já organizar tudo o que é de frio com frio, calor com calor e assim por diante. Se não tiver muito espaço no armário, deixe à mão roupas de calor, durante o verão, e as de inverno organize em um local de pouco uso. Inverta a operação na mudança da estação.
Outra dica é estabelecer o espaço de cada membro da família, e dentro deste critério, tenha em mente fazer um grupo de coisas (calças com calças, camisas com camisas). Além disso, também crie categorias (camisetas manga comprida e manga curta, regatas, shorts, bermudas, etc.).
Sapatos podem ser organizados em sapateiras horizontais, verticais, gavetas e prateleiras. Você pode colocá-los um ao lado do outro, um na frente do outro ou ainda em caixas organizadoras transparentes, ou com etiquetas, uma em cima da outra.
Para roupas de cama e banho, tenha apenas 3 jogos para o casal, 3 ou 4 para crianças e 1 ou 2 para visitas, se necessário. Aliás, elas devem ser trocadas todas as semanas e ter um rodízio entre elas: a que usou numa semana, não usa na outra.
Crie espaços específicos para remédios e maquiagem, o ideal é que não fiquem em banheiros por conta da umidade que pode alterar a eficácia dos produtos. Assim como, kits para as unhas e costura, documentos e fotografias também devem ter seus locais adequados.
Se optarmos por morar ou trabalhar em um lugar pequeno, seja qual for o motivo, a primeira coisa que sugiro é nos desapegarmos do que não nos é mais necessário (como disse acima). Caso esta primeira etapa ainda não surta muito efeito, há ainda outra solução: self storage (autoarmazenamento, literalmente, ou depósito pessoal).
Self storage é um conceito que se adequa tanto aos que precisam guardar móveis quanto aos que carecem de mais espaço para armazenar objetos e itens que não necessariamente devem ter um lugar em casa ou no escritório. Ele funciona como uma extensão, outro ambiente para nosso lar ou empresa.
O self storage é uma ótima opção para mantermos nossos armários organizados. Quer mais uma dica? As malas de viagem não cabem em lugar nenhum? Um maleiro externo pode auxiliar. O guarda-roupa é pequeno para armazenar as roupas de inverno ou verão? Organize como mencionado acima, por estação, e guarde o restante em um locker (armário seguro).
Enfim, muitas são as possibilidades, precisamos apenas estar atentos à melhor forma de usar cada uma delas!
—————————————————————————————
Texto Adriana Rielo – ORGANIZAÇÃO PRÁTICA CRIATIVA, parceira do Concierge Bem Bacana.