O que é, o que é? Um evento que transcende séculos, continentes e possui uma história fascinante envolta em mistério e superstição. Originalmente enraizado nas tradições celtas, e mais tarde, influenciado por várias culturas. E, atualmente, uma celebração global que tem estado cada vez mais presente no Brasil no final do mês de outubro…
Agora ficou fácil, não é mesmo? Se você pensou em Halloween, acertou!
Apesar de associarmos o Halloween a filmes de terror e à clássica frase: “trick or treat” (gostosuras ou travessuras), a celebração não se resume apenas ao cenário de tensão frequentemente presente no cinema norte americano.
Longe disso, o Halloween tem sua origem na Europa, há milhares de anos com o antigo festival celta de Samhain. O Samhain tinha como objetivo marcar o fim da estação da colheita e o início do inverno, uma época em que se acreditava que a distância entre os vivos e os mortos era, digamos…, pequena. Então, durante a celebração, as pessoas acendiam fogueiras e usavam fantasias para afastar os espíritos do mau (tradição que evoluiu para a prática moderna de festas à fantasia).
Além disso, houve também uma grande influência cristã (Dia de Todos os Santos e do Dia de Finados) na comemoração, e uma mistura singular, no Brasil, com o Dia das Bruxas.
A celebração em território nacional também tem dado vida a ruas brasileiras com pessoas fantasiadas, decorações misteriosas e crianças indo de porta em porta, se deliciando com doces e balas. Até mesmo o comércio local entra no clima e decora suas prateleiras com guloseimas temáticas que vão muito além da abóbora.
No Brasil, a fusão com as tradições locais transformaram esse feriado misterioso em um evento de caráter único e encantador.
O mês de outubro é a desculpa perfeita para celebrar com amigos, mergulhar na fascinante magia do Halloween e preparar uma decoração assustadoramente divertida e criativa! Portanto, separe o catchup, e confira 5 dicas incríveis para que você deixe seus convidados assustados (🎃), opa! Quero dizer, encantados!
1. Escolha uma paleta de cores assustadora:
O ponto de partida para a decoração perfeita de Halloween é a escolha das cores. Assim, as opções clássicas incluem preto, branco, roxo e laranja. Considere adicionar detalhes metálicos, em prata ou dourado, para elevar a estética geral e trazer um toque de elegância.
2. Brinque com texturas de arrepiar a espinha:
Nada mais legal do que explorar todos os sentidos dos seus convidados. Dessa forma, incorpore tecidos elegantes na decoração, como o veludo ou a renda. Esses pequenos detalhes adicionam um toque de autenticidade e elegância ao ambiente.
3. Pense fora da abóbora:
Nenhuma mesa de Halloween está completa sem um arranjo central de arrepiar. Assim, “pense fora da abóbora” e solte a criatividade! Dica extra: para manter a elegância na ocasião, explore detalhes com velas, flores naturais frescas escuras ou secas e adicione apenas detalhes assustadores.
4. Utensílios macabros:
Que tal usar talheres temáticos, castiçais, louças, taças do estilo gótico e travessas inspiradas em caldeirões? Não se preocupe em usar todas as louças iguais. Misturar itens não convencionais adiciona um toque divertido à configuração da sua mesa. E se não tiver nada disso em casa, sem problemas! Solte a criatividade na papelaria e faça cartões assustadores para marcar o lugar dos convidados.
5. Doces e travessuras:
Por fim, o que não pode faltar na sua mesa de Halloween é uma deliciosa seleção de doces, guloseimas e lembrancinhas temáticas para que os convidados possam levar para casa e continuar saboreando o seu evento mesmo dias depois. E você já vai entender o porquê…
Você sabe como surgiu a tradição da famosa frase “gostosuras ou travessuras”?
Contam os historiadores que os celtas acreditavam que os espíritos vagavam livremente durante essa noite. Dessa forma, para se proteger de possíveis espíritos do mau, as pessoas deixavam oferendas de alimentos e doces fora de suas casas.
Foi então, que na onda da tradição celta, surge o famoso “gostosuras ou travessuras” na América do Norte, onde as crianças se fantasiam, e vão de casa em casa oferecendo a opção de “gostosuras ou travessuras” aos donos da casa. Caso não recebam uma guloseima, têm licença para fazer “travessuras”. Ai, ai, ai…
Bom, desejo que você consiga usar as dicas que separei para elaborar sua festa de Halloween. E lembre-se: na dúvida, deixe as guloseimas a postos para que você possa escolher a opção “gostosuras” e não tenha que lidar com nenhuma “travessura”. Buuu!
Feliz Halloween!
—————————————————————————————
Texto Letícia de Mello e Silva – ETIQUETAMENTE CORRETO, parceira do Concierge Bem Bacana.