Dicas Bem Bacana

Guia definitivo para escolher presentes de Natal

Dicas Presentes de Natal

Arte de presentear: separamos algumas dicas e inspirações para você escolher presentes de Natal com bom gosto e elegância.

A época de alegria e generosidade oficialmente chegou, e junto a ela, a pressão de encontrar o presente perfeito. Não importa se estamos falando de familiares, colegas de trabalho ou até mesmo do “amigo” secreto que você nunca viu, o fato é que queremos presentear com, no mínimo, bom gosto.

O desafio, caro leitor, é universal. E parece que até mesmo a criatividade é bloqueada diante de tantos afazeres e confraternizações de final de ano.

Mas a verdade é que em meio a tanta agitação, a magia do Natal não deve se perder e você pode (ao menos tentar) curtir esses momentos… E, para te ajudar com isso, preparei um guia que o ajudará a aprimorar sua habilidade de presentear com elegância e trará inspirações na escolha dos presentes.

1. Prazeres universais:

Eu sei! É legítima a “saia justa” de ter que escolher um presente para alguém que você não tem intimidade! Portanto, nesses casos, opte por itens que são “pequenos prazeres universais”. Bem, eu quero dizer “pequenos prazeres” para a grande maioria das pessoas. Sabe aquelas coisas das quais não gostar é de fato uma exceção, e não uma regra? Estou digitando e imaginando um bom chocolate, um vinho diferenciado, ou até, quem sabe, um bom chá. E se você ainda não está convencido com esses exemplos, a dica é: vá a uma loja de delicatessen. Não há melhor fonte de inspiração!

2. Gift Card

Eu sei, eu sei… até pouco tempo atrás presentear alguém com um “cartão presente” era algo desaconselhado. Mas, o cenário mudou assim que os marketplaces gigantes da internet começaram também a oferecer essa opção. E sim, pode parecer uma escolha “prática” demais, mas é também a mais certeira para aquele amigo secreto que você não tem nem ideia de quem seja.

3. Livros

Livros, livros, livros. Elegância, cultura, experiências e conhecimento. E fique tranquilo quanto a escolha. Há clássicos que devem ser lidos e relidos durante a vida.

4. Compensando a impessoalidade

Já que estamos falando de presentes “universais”, nos deparamos com o desejo de trazer um pouco mais de sensibilidade, certo? E, para compensar a impessoalidade de um gift card ou de uma caixa com trufas, a dica é: incluir um cartão escrito à mão. Expresse seus desejos para o ano seguinte por meio de uma sincera mensagem escrita a mão em um lindo cartão de Natal. Se for personalizado com a sua papelaria, melhor ainda! Se não, opte por modelos neutros com palavras como: “Sucesso”, “Feliz Ano Novo”, “Feliz Natal”. Nada de “Love” ou “Parabéns”, combinado?

5. Quando há intimidade, também há dilema…

O que seria, inicialmente, algo para facilitar a nossa vida, às vezes, se torna um dilema. “O que escolher para aquela pessoa especial que eu conheço tão bem e não tenho a menor ideia do que gostaria de ganhar?!”. Bem, vamos começar com um brainstorm básico para entrar no clima…

Como é o dia a dia dessa pessoa? Como é a sua rotina? Quais são seus hobbies? Sonhos? O que você poderia escolher para incentivar um projeto que está pausado? Ou despertar um novo interesse?

Lembre-se que você não precisa entregar toda a solução no presente e, às vezes, algo simbólico já é o suficiente para mover montanhas. Eu sabia, por exemplo, que meu marido queria fazer aulas de bateria há anos. Mas nunca começou…

Até pensei em presenteá-lo com algumas aulas em si. Mas surgiram tantas dúvidas que tive receio de seguir com a escolha (qual escola? Qual horário? Aulas individuais? Em grupo? Etc.). Aí tive uma ideia: baquetas! Comprei baquetas especiais. E elas foram o incentivo perfeito para que ele finalmente tirasse a ideia do papel. Além disso, o final do ano deixa todos no clima de mudanças com as famosas “resoluções de ano novo”.

6. Customização

Eu sou uma grande entusiasta de presentes personalizados. Seja uma agenda com as iniciais do presenteado ou um produto de fine art com uma ilustração/foto personalizada. Esse tipo de presente fala por si: o cuidado, planejamento e dedicação garantem uma dose extra de apreciação.

7. Experiências

Outro estilo de presente que aprecio sem moderação são as experiências! Amo presentear com experiências porque amo ganhar presentes assim. Essa opção é perfeita para aquele amigo ou familiar bon vivant. Além disso, se acertar, você terá presenteado com experiências que se tornam memórias inesquecíveis.

8. Elegância Atemporal

Se nada do que mencionei anteriormente pareceu uma boa opção para você, ainda tenho uma última carta na manga: a elegância de um presente atemporal. É claro que neste caso seu orçamento deve estar alinhado com o propósito. Mas se você quer subir um degrau e presentear com algo clássico e com estilo, existem coisas que nunca perderão o charme: relógios ou jóias.

Espero que depois de ler essas dicas, você já tenha entrado no clima do Natal. Observe, pense, e independente da sua escolha final de presente, lembre-se de dar o toque pessoal à escolha. Assim, mesmo diante do desafio de presentear quem você talvez não conheça intimamente, seu carinho e dedicação certamente serão notados.

Desejo a você um excelente final de ano e boas festas!

—————————————————————————————

Texto Letícia de Mello e Silva – ETIQUETAMENTE CORRETO, parceira do Concierge Bem Bacana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *