Dicas Bem Bacana

Diga como (e onde) comes e eu te direi quem és

Diga como (e onde) comes e te direi quem és

Em minhas aulas, palestras e consultorias, costumo usar provérbios como ponto de partida para apresentar conceitos e regras de etiqueta. 

Hoje, escolhi trocar o popular “diga com quem andas e eu te direi quem és” por “diga como (e onde) comes e eu te direi quem és” porque “como” e “onde” comemos fala mais sobre nossa personalidade e estilo de vida do que imaginamos. 

Quero começar fazendo algumas perguntas: você costuma comer à mesa? Já preparou uma mesa posta para amigos ou família quando os convidou para jantar? Ou ainda, você se sente confortável à mesa em ambientes formais? 

Você já deve ter percebido que grandes negociações, contratações e encontros amorosos acontecem à mesa. Na maioria das vezes, inclusive, durante um almoço ou jantar. 

Não por acaso, justamente em momentos tão cruciais, estamos ali com o intuito de conhecer mais sobre a pessoa com quem possivelmente faremos um acordo ou daremos o próximo passo na relação. 

Se observarmos bem, é possível identificar as nuances do outro e ler nas entrelinhas: é alguém delicado? Educado com o garçom? Fala de boca cheia? Come e transmite ansiedade? Ocupa a mesa com celular, óculos e carteira? 

Da mesma forma, isso também fala muito sobre nós. E, apesar de sabermos disso, a quantidade de pessoas que não se sente segura à mesa é surpreendente. É como se soubéssemos, mas ainda assim escolhêssemos focar apenas em outros aspectos da vida. 

Bem, a verdade é que essa é uma insegurança relativamente fácil de resolver considerando que um dos principais motivos dela é a falta de costume de comermos à mesa.

Isso porque atualmente o tempo é tão escasso para alguns que acreditamos não ser possível dedicar alguns minutos para “besteiras” como montar uma mesa posta.

Por isso, antes que você chegue a essa conclusão, deixe-me contar os reais benefícios de preparar uma mesa posta diariamente para você e sua família:

  1. Estilo de vida: você sente que não há tempo nem para sentar e comer com calma? É mais fácil comer no sofá enquanto você divide a atenção com a televisão e o celular? Você fica imerso na rotina de trabalho que nem horário de almoço tem mais? Talvez seja hora de repensar o estilo de vida que você está tendo. Sentar à mesa em família diminui o estresse e permite que você saboreie a comida muito mais. São aqueles minutos que alimentam não só o corpo, mas também a alma.

  2. Aprimorar suas relações: a mesa posta aprimora as suas relações com os outros (e com a comida). Citei há pouco que estar à mesa possibilita que você possa saborear melhor a comida. E isso, obviamente, permite que você não exagere, mastigue mais e faça uma melhor digestão. Além disso, todos esses fatores previnem compulsões alimentares e transformam esse momento em algo verdadeiramente prazeroso – não só pela comida em si, mas também pelo ritual e companhia.

  3. Estreitar vínculos: tem algo mais gostoso do que conversar sobre como foi o dia de alguém e contar como foi o seu? Ou fazer planos para o final de semana? Contar algo engraçado? Rir, papear e curtir a companhia de alguém à mesa é ainda mais gostoso. É um momento que aproxima e cria novos vínculos.

  4. Bons modos: espontaneamente você estará praticando como se comportar adequadamente em qualquer ambiente de maneira fluida. É uma ótima oportunidade para ensinar a família novas regras de etiqueta que serão úteis em ambientes formais no futuro. A segurança e a autoconfiança também podem começar aqui. Ah, e esse assunto sempre rende boas conversas!

  5. Preparar seus filhos para o futuro: ensinar que esses momentos são ótimas oportunidades de agradecer e demonstrar amor e carinho, prepara seus filhos para repassar a tradição adiante e os transforma em bons anfitriões desde crianças. Lembre-se: seu filho será responsável por aprender as habilidades técnicas necessárias para seu futuro profissional, mas as habilidades básicas e interpessoais podem e devem ser ensinadas em casa. Isso irá diferenciá-lo no mercado de trabalho um dia.

  6. Demonstrar amor: preparar uma mesa posta também é um gesto de amor e cuidado. Algo que pode estar presente no dia a dia e também em datas especiais. Uma mesa de café da manhã, um jantar romântico ou um almoço de domingo… Ninguém resiste a uma bela mesa posta com as comidinhas favoritas é muito carinho.

Ótimo! Agora que já conheceu alguns benefícios da mesa posta, você provavelmente deve estar se perguntando se ainda dá tempo de incorporar esse costume em sua vida. E a boa notícia é que isso é muito mais fácil do que parece. 

Sem desculpas e procrastinação: basta iniciar hoje mesmo! E se você acha que não tem a louça certa, a toalha perfeita, os talheres ideais, e falta tempo e criatividade para a decoração, lembre-se que os melhores restaurantes do mundo têm a mesa mais minimalista possível (e flores colhidas no jardim se casa, sempre têm um charme a mais).

—————————————————————————————

Texto Letícia de Mello e Silva – ETIQUETAMENTE CORRETO, parceira do Concierge Bem Bacana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *