Sabemos o quanto o processo de uma mudança é delicado e pode ser estressante.
Para ajudá-lo a passar por este momento de forma mais tranquila passaremos 6 dicas que podem ajudar no planejamento de sua mudança, minimizando possíveis problemas e stress na hora H.
1. Transportadora ou Carreto?
Não existe certo ou errado, existe o que funciona para você naquele momento, por isso destacamos algumas diferenças básicas entre estes dois serviços:
- Uma transportadora oferece um serviço mais completo que engloba embalagem de móveis, objetos, louças, roupas, etc. Algumas desembalam móveis e eletrodomésticos grandes (sofá, mesa de centro, máquina de lavar roupas.) mas praticamente nenhuma que conhecemos faz algo além disto, como abrir as caixas com utensílios, itens decoração, livros, roupas e etc.
Outro serviço que podem oferecer desinstalação de alguns tipos de móveis e lustres mas não fazem a reinstalação no novo endereço.
Um fator importante e decisivo é que transportadoras oferecem seguro (pago à parte) daquilo que está sendo transportado.
- O serviço de carreto é informal e mais barato e não oferece seguro.
Em geral você é responsável pela organização e embalagem dos seus pertences e eles fazem o carregamento, transporte e descarregam as caixas e móveis nos locais designados por você. Sua presença é imprescindível quando se contrata um carreto.
Antes de escolher pense na sua disponibilidade, no seu orçamento e no nível de stress que envolve este momento.
2. Utilidade de suas malas
- As malas são excelentes coringas na hora de uma mudança. Use as que tem rodinhas para o que for mais pesado, por exemplo seus sapatos. Embale-os como se fossem pratos, em plástico bolha ou papel craft. Jornal não recomendamos pois pode manchá-los. Preste atenção e coloque os mais pesados na parte de baixo e os mais delicados por cima. Deve ser uma das primeiras coisas a serem desembaladas porque se machucam facilmente.
- Ainda temos no armário aquela mala de antigamente, sem rodinhas. Na sua mudança finalmente pode usá-la.
Opte por transportar lençóis e toalhas nestas malas ao invés de caixas de papelão pois são mais higiênicas e protegidas do contato com o exterior. E poupamos lixo!
Atenção: antes de usá-las esterilize com o spray de Lysoform, uma substância para limpeza com função antibactericida, germicida e desodorizante.
3. Cheirinho de novo
Pode parecer dispensável mas se tem uma dica fundamental é a limpeza da nova casa antes da sua chegada.
Caso esteja mudando depois de uma obra, a contratação de uma empresa de limpeza pós-obra deixa o ambiente sem nenhum vestígio daquele momento que, com toda certeza, foi estressante. Caso não seja este o caso, a contratação de profissionais de limpeza pesada é necessária para deixar o novo endereço como se fossem vocês os primeiros e únicos moradores.
Por mais que achemos que nossa limpeza é caprichada, que conhecemos o trabalho da pessoa que está conosco há anos, não é a mesma coisa. Os materiais usados, a experiência e a atenção aos detalhes são imprescindíveis para que você sinta a energia renovada no novo lar.
4. Casa nova, colchão seminovo.
Não é porque mudamos que é preciso compra um novo colchão, se o seu ainda está no prazo de garantia sugerimos uma higienização.
Primeiro passo para deixar seu colchão higienizado como um novo é passar o aspirador de pó nele todo, de preferência frente e verso. Depois borrife Lysoform, uma substância para limpeza com função antibactericida, germicida e desodorizante, deixe secar e Bons sonhos na nova casa!
5. Mudança sem surpresas
Não tem nada mais desagradável do que chegar na sua casa nova e perceber erros que ninguém viu antes. Imagina sua máquina de lavar roupas não entrar pela porta da lavanderia ou a tomada ser de uma voltagem diferente da sua e não conseguir instalá-la? Estas são algumas das dores de cabeça que você pode evitar.
6. A primeira noite a gente nunca esquece
Chegar na casa nova, apesar de extremamente gratificante, pode ser difícil. Vocês ainda não estão familiarizados com o ambiente e tudo é novo e estranho.
Para que a primeira noite seja mais acalentadora, sugerimos que prepare um “kit sobrevivência” para cada membro da família.
Este kit serve para que nos primeiros dias todos tenham à mão aquilo que os conforte, e ao mesmo tempo seja prático e eficiente. Entre algumas peças é imprescindível um pijama confortável, duas trocas de roupas, remédios do dia a dia, o carregador do celular e outros.
Poucas coisas, mas que fazem a diferença e assim todos estarão confortáveis e guardarão uma lembrança afetiva deste momento. Com essas dicas básicas acredito que você conseguirá planejar e organizar sua mudança de forma mais tranquila.
_______________________________________________________________
Texto Gina Vinson – SMOOVING, parceira do Concierge Bem Bacana.