O primeiro passo para acertar na decoração da varanda é transmitir sua personalidade através dos elementos decorativos. Isso trará a sensação de que o ambiente externo é uma extensão da casa e não um lugar à parte.
Além disso, vale a pena investir em têxteis! Elementos como almofadas e tapetes com acabamentos próprios para áreas externas ajudam a criar um clima gostoso nesse cantinho, que tem clima de “ao ar livre”. Usar velas à noite, também ajudam na iluminação e ainda criam um clima mais aconchegante.
1. O que não pode faltar na decoração?
As plantas não podem ficar de fora. Esse espaço com mais respiro é perfeito para criar diferentes espécies que nem sempre conseguem sobreviver dentro de casa. Além disso, essa é uma alternativa para tornar o cantinho um verdadeiro oásis natural.
Para saber quais os melhores tipos de plantas para a varanda, é preciso observar algumas características, como alta incidência de luz e predominância de sombra. Vale também verificar se há muito vento ou se o espaço é fechado.
No caso dos ambientes que batem muito sol, entre as plantas mais indicadas estão: cactos, lança de São Jorge, crássula, dasilírio, Barba de Moisés. Já para locais com predominância de sombra, vale investir nas samambaias, pacovás, xanadus e jiboias.
2. Decoração para varanda pequena
Assim como em qualquer ambiente pequeno, a funcionalidade deve estar em primeiro lugar. Por isso, vale investir em mesinhas auxiliares pequenas que sirvam tanto para apoiar decorativos como para dispor copos, por exemplo.
Em relação às plantas, o jardim vertical é a melhor opção, já que ocupa pouco espaço e oferece um resultado supernatural. O importante é entender suas prioridades para esse ambiente e investir apenas no que é essencial, assim você tem o espaço de circulação livre e também um cantinho super bem decorado.
3. Como escolher o décor da varanda?
Tudo vai depender da finalidade que você deseja dar ao ambiente. Se seu objetivo for criar maior sensação de amplitude, vale investir no mesmo piso para varanda e sala de estar, por exemplo.
Em relação à decoração, evite peças muito amplas e altas, pois elas criam sensação de diminuição do espaço e podem atrapalhar na visão. Para o mobiliário, a dica é investir em cores ou materiais semelhantes aos do living, gerando uma harmonia visual.
Mas se a ideia for criar ambientes completamente diferentes, para delimitar o espaço da varanda como um ambiente à parte, vale explorar um estilo de décor diferente dos outros ambientes da casa, usando cores neutras e/ou abusando de cores, têxteis e outros elementos decorativos.