Dicas Bem Bacana

Consultoria em compras: A arte de escolher presentes no final de ano

A temporada de compras do final de ano chegou e as dúvidas do que comprar e quanto investir, também. Não podemos esquecer que presentear deve ser um processo indolor, inclusive em tempos de crise e incertezas econômicas.

Presentear faz parte da nossa cultura e, mesmo diante de uma inflação altíssima, de acordo com a Deloitte, na América Latina, os gastos com o jantar de Natal e os presentes de final de ano estão na lista de prioridades e são considerados itens indispensáveis.

Mesmo assim, devemos ter consciência na hora de comprar e não esquecer que o preço do presente, na verdade, pouco importa. O ingrediente secreto para conquistar a arte de fazer boas escolhas no presente talvez seja muito mais simples (e sem custo): sensibilidade!

A sensibilidade permite que a escolha do presente seja assertiva e criativa – com uma pitada que não tem preço: a personalização.

E, para que você também possa também fazer compras inteligentes nesse final de ano, sem deixar a sensibilidade de lado, preparei uma lista incrível com dicas exclusivas:

1. Defina seu orçamento

Disse anteriormente que o processo de comprar presentes deve ser indolor. E para que isso seja possível, o passo número um é estabelecer um orçamento que não traga surpresas na virada do ano.

Pode até parecer que essa atitude tira o encanto do momento e limita as escolhas, mas pode confiar, existem outras maneiras de demonstrar amor que não envolvem o preço do presente (você descobrirá em breve!).

2. Esqueça a utilidade do presente

O pragmatismo, sim, talvez seja o maior inimigo na arte de presentear. É só você parar para pensar nos presentes mais surpreendentes e legais que já ganhou: aposto que não são necessariamente as coisas mais úteis no seu dia a dia.

Inclusive, o encantamento na hora de abrir um presente, surge a partir de coisas inesperadas e da surpresa que a experiência proporciona. Por isso…

3. Invista nos detalhes

Uma embalagem bonita, papelaria diferenciada e até mesmo os aromas do pacote têm o poder de transformar qualquer caixa de bombons em um símbolo de amor.

São esses detalhes que mostram a sensibilidade e o carinho da sua escolha. Cartões com desejos, cartões explicando o motivo de você ter escolhido esse presente, fitas douradas, ou embalagens que são, na verdade, experiências, encantam até as pessoas mais difíceis de agradar.

4. Falando em experiências…

Sabe aquele dilema que muitas vezes caímos de pensar “mas ele(a) tem tudo! O que mais posso dar?”. Pense fora da caixa e considere um estilo de presente diferente: experiências! Uma experiência gastronômica, uma voucher para massagem, um ingresso para um concerto ou teatro.

5. Presenteie com presença!

Às vezes pensamos que o presente vale mais do que a presença. Grande engano. Estar verdadeiramente presente, ter uma boa conversa, bons momentos em família e com amigos, é um gesto raro e de muito valor – em especial quando queremos presentear crianças ou pessoas que não convivemos tanto quanto gostaríamos.

6. Por último e não menos importante… Planeje seus presentes com antecedência para o próximo ano.

 Parece exagero, mas são esses reencontros com familiares e amigos que trazem a oportunidade para entendermos melhor sobre o momento de vida de cada um. Descobrimos quais são os novos hobbies, planos e desafios das pessoas que mais amamos…

E adivinha?! Tudo isso serve como inspiração para novas ideias!

Eu, por exemplo, tenho um arquivo em meu bloco de notas com várias ideias de presentes que surgem depois de um papo descontraído no Natal. Todas elas passam a ser “cartas na manga” para as próximas ocasiões especiais ao longo do ano.

Falando em final de ano…

Torço para que essas 6 dicas tragam ainda mais insights para você e transformem o ato de comprar em uma experiência leve nesse Natal. Lembre-se que a arte de presentear não é sobre investir mais do que o seu orçamento permite porque o que determina a percepção do presenteado é a sensação de carinho e personalização, e por sorte, teremos inúmeras outras oportunidade para acertar (ou não 😜) no presente de quem amamos.

Boas Festas!


Texto Letícia de Mello e Silva – ETIQUETAMENTE CORRETO, parceira do Concierge Bem Bacana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *