A diferença entre arrumar e organizar

Então ótimo! Chegamos até aqui dispostos a saber tudo sobre organização e mudar nosso estilo de vida, mas, antes de qualquer coisa, precisamos entender qual a diferença entre arrumar e organizar. Muitos confundem essas funções e há, sim, diferença entre elas.
Vamos começar pela definição de arrumar: é o ato de guardar algo sem um local definido, sem um endereço certo. Quando arrumamos, não pensamos na logística, na praticidade de guardar aquilo de uma forma que seja fácil localizar, usar e colocar de volta no mesmo lugar. Sabe aquele “tirar da frente”? Deixar tudo “arrumadinho”, ainda mais quando recebemos visitas? Pois é, mas este “ficar” em qualquer lugar pode nos trazer muita dor de cabeça no futuro.
Independente se estamos morando sozinhos ou não, às vezes, arrumamos determinada coisa em um lugar qualquer e depois de dias, quando precisamos novamente daquilo, não achamos. Aí, ou ficamos estressados, ou botamos a culpa em alguém. Diga a verdade? Isso nunca aconteceu, né? Ou ter que procurar a chave do carro que tínhamos certeza ter guardado num local x, mas, quando estamos saindo atrasados, não conseguimos encontrar? Como nos sentimos? Parece que o dia vira do avesso, certo?
Por isso que o ideal é levar a organização muito a sério! Organizar é dar um endereço fixo, certo, um lugar adequado e definido para cada coisa. Costumamos dizer que organizar é dar uma “casinha” para cada objeto.
Quando organizamos a casa, o escritório, o carro, documentos, criamos um formato lógico, técnico e prático para ser aplicado no nosso dia e na nossa vida.
Trabalhamos com a harmonia dos ambientes, das coisas, mas acima de tudo, trabalhamos para o nosso autoconhecimento. Através da organização passamos a nos entender mais, a lidar melhor com nossos sentimentos e emoções.
Muitos acreditam que precisamos nos organizar o tempo todo. Na verdade, a organização se faz apenas uma vez! Já arrumar pode-se fazer várias vezes. Quer um exemplo? Organizamos os casacos de frio por tipo, cor e tecido, mas, no inverno, usamos com mais frequência. Aí vai para lavanderia ou nós mesmos lavamos. Não precisaremos organizar novamente quando estiverem limpinhos, apenas arrumar no seu devido lugar, entende?
Arrumar é aplicável quando já existe um processo de organização implementado. É manter algo já organizado.
Fácil, certo?
—————————————————————————————
Texto Adriana Rielo – ORGANIZAÇÃO PRÁTICA E CRIATIVA, parceira do Concierge Bem Bacana.