Festas ao ar livre sempre tiveram um charme a mais, e, depois da pandemia viraram uma das queridinhas do momento e, a meu ver, vieram para ficar!
Escolhi esse tema por ser um tipo de festa que, para quem vê as fotos depois, não imagina o trabalho todo que teve por trás. Não imagina toda a logística envolvida nem a quantidade de profissionais envolvidos.
Listei abaixo alguns aspectos que considero importantes para que o seu evento seja um sucesso:
– Escolha um local com infraestrutura mínima necessária, facilidade de acesso, tanto para os convidados como os fornecedores.
– Se o local escolhido for fora da cidade, dependendo da distância que os convidados terão que viajar, verifique à disponibilidade de um serviço de transporte ida e volta, garantindo assim maior liberdade para quem quiser tomar uns drinks a mais. Se o espaço escolhido for a mais de 100km da sua cidade, verifique opções de hospedagens próximas. Importante mandar um “Save The Date” com bastante antecedência para dar tempo de todos se organizarem.
– No convite, acho simpático dar sugestões ou dicas do traje (no caso do chão ser de grama por exemplo, bom avisar para evitar saltos finos, afinal o bem-estar dos convidados faz toda a diferença na animação da sua festa)
– Velas de citronela são fortes aliadas em locais com pernilongos e mosquitinhos indesejados. Elas podem estar presentes tanto nas mesas de lounges, como em tochas espalhadas pelo local. Além de funcional, são um charme à parte.
– Cordão de luzinhas: sim, não é mais novidade, mas continua fazendo sucesso, e eu adoro!
– O local pode até não ter cozinha (o buffet contratado se encarrega de levar o equipamento necessário), mas banheiro é fundamental!
– Data: lembre-se que estamos em um país tropical, sendo que na primavera e no outono as temperaturas costumam ser mais amenas.
– Horário: se a intenção é um evento ao entardecer, evite a época das pancadas de chuva à tarde. Se preferir o período da manhã, evite temperaturas muito baixas, e se o evento for ao meio dia, fuja do verão!!
– Defina o estilo: romântico, rústico, boho, moderno, se vai usar mesas de madeira, vidro ou com toalhas até o chão.. essa vai ser a base da decoração. Procure por profissionais que se encaixem nesse estilo. Muito importante marcar uma conversa pessoalmente, entender a forma de trabalho e o que é oferecido. A afinidade entre cliente e profissional também é essencial para o bom andamento dos preparativos.
– Sustentabilidade: sim, podemos e devemos trazer esse tema para os eventos. Como? Começando pela escolha do convite, se for impresso de preferência aos papéis reciclados. A variedade é enorme e são lindos! Tente contornar o uso de plásticos, e faço o reuso de todo o material que puder. Na hora de servir bebidas, como água e sucos naturais, uma boa e charmosa alternativa são as suqueiras. Na decoração, dê preferência para flores da estação. Converse com seus fornecedores e entenda se eles têm preocupação com o destarte do lixo, com o desperdício mínimo de material.
– Uau! Achou muito trabalhoso?! Se você perceber que não vai ter tempo, nem know-how (nem paciência) para organizar um evento desses, não desanime! Existem profissionais, mais conhecidos como assessores, que te ajudam em tudo, tudo mesmo, fazendo com que a expressão: “o melhor da festa é esperar por ela” se aplique de fato!
Mesmo seguindo todas as recomendações e fazendo todos os tipos de pesquisas, aconselho fortemente a considerar um eventual “Plano B”com espaço coberto. Estreitar laços com São Pedro e Santa Clara também costumam ajudar! “Planos B”, que às vezes viram “C”, mesmo não sendo o idealizado, ainda sim são dão menos dor de cabeça do que adiar a data e mudar tudo por conta do clima, e ainda correr o risco de não conseguir remarcar com todos os profissionais envolvidos.
Dito tudo isso, tire o máximo proveito da natureza ao seu redor, escolha bons profissionais, e tenha certeza de que seu evento será um sucesso!
Boa festa!
—————————————————————————————
Texto Juliana Manzoli – JU MANZOLI FLORES, parceira do Concierge Bem Bacana.