Nada como deitar e relaxar no sofá limpinho e higienizado, não é mesmo?
É muito comum deixar de lado a limpeza dos estofados quando limpamos a nossa casa. Damos uma importância maior para outras coisas como a limpeza dos banheiros, pisos, bancadas e outros elementos da cozinha. Isso porque sabemos que nestes locais se acumulam e se proliferam diversos agentes nocivos a nossa saúde, e também insetos como formigas e baratas.
Dessa forma, a limpeza manual e o cuidado diário com os estofados acabam ficando por último. Não percebemos que estes móveis podem acumular mais de 200 mil bactérias por metro quadrado. O acúmulo desse tipo de sujeira e micro-organismos afetam diretamente a saúde das pessoas que habitam, transitam ou trabalham nestes locais.
Assim, a higienização dos estofados se torna algo fundamental. Segundo alguns estudos realizados, a falta de higienização nestes móveis pode gerar a proliferação de tantas bactérias, que o ar no interior da residência pode se tornar mais insalubre que o da poluição da rua.
Nós normalmente utilizamos os estofados todos os dias, por isso não devemos deixar eles de fora da limpeza da casa. As fibras do tecido e a sua espuma são locais perfeitos para o acúmulo de todo o tipo de sujeira. Não somente onde é visível, mas também em seu interior e estrutura.
Por que é tão importante realizar uma higienização dos estofados?
1) Por questão de saúde, já que os estofados são lares perfeitos para micro-organismos como ácaros e fungos. A proliferação destes é responsável por causar diversos processos alérgicos, ainda mais considerando a falta de limpeza somada ao clima ou ambientes úmidos. Além disso, os esporos do mofo que surgem de dentro pra fora, quando alcançam a superfície encontram alimento suficiente para se reproduzir em grande escala, aumentando ainda mais os riscos de doenças.
2) As fibras dos tecidos tendem a absorver odores que se encontram no ambiente, com o tempo de exposição sem uma limpeza adequada geram odores desagradáveis e uma higienização profissional é a melhor forma de prevenir ou então eliminar odores ruins nos estofados.
3) O pó acumulado sobre os tecidos faz com que estes fiquem opacos, perdendo a intensidade das suas cores. As fibras começam a ficar mais rígidas, diminuindo a sua maciez. Por isso uma higienização é ideal para manter o estofado sempre com seu aspecto de novo.
4) Manchas aparecem com o tempo e com o uso e se tornam cada vez mais difíceis de serem removidas com métodos caseiros, ou com aspiração. Somente uma limpeza profissional pode resolver e preservar a originalidade do estofado.
Agora você já sabe o porquê é importante realizar uma higienização profissional nos estofados!
Vamos deixar mais algumas dicas para você sobre como cuidar da limpeza dos seus estofados na sua rotina ao limpar a casa:
- Uma das dicas mais importantes é a aspiração no sofá. Parece algo extremamente simples, porém, sem a aspiração correta há a proliferação de ácaros, fungos, bactérias que causam doenças como rinite, asma, bronquite entre outras.
- Os especialistas recomendam que, qualquer que seja o caso, as pessoas façam uma limpeza pelo menos uma vez por ano. E, mais frequente, quando têm animais de estimação que sobem nos estofados ou quando sofrem com alergias ou problemas respiratórios.
Sendo assim, é importante contratar uma empresa especialista em higienização. Uma empresa capacitada consegue atingir os melhores resultados e conhece todos os tipos de tecidos e manchas. Também deve dispor de equipamentos e produtos adequados para cada necessidade. Com esses cuidados você estará seguro que o profissional cuidará bem dos seus estofados.
_______________________________________________________________
Texto Flavio Kucharsky – PRIDE CLEAN, parceira do Concierge Bem Bacana.